Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Ciência como um saber escolar e também socialpopular.


Há um continuado desafio: fazermos a migração do esoterismo ao exoterismo. (Attico Chassot).

O laboratório de Ciências da EMEF “Irmã Terezinha Godoy de Almeida” apresenta a todas as comunidades, docente, social, e também interessados, a nova proposta de trabalho. Trata-se do desenvolvimento pedagógico das práticas das Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica, por meio da Pedagogia de Projetos. O laboratório de Ciências abre suas portas aos docentes para a promoção da interdisciplinaridade e da tradução das informações dos conteúdos básicos curriculares na reconstrução de um conhecimento emancipador e inclusivo.
Para Chassot (2003, pg.89), [...] o quanto são diferentes as múltiplas entradas do mundo exterior na sala de aula; e a outra direção, o quanto a sala de aula se exterioriza, atualmente, de uma maneira diferenciada.
Neste sentido é importante repensar as disciplinas curriculares, sobretudo no ensino de Ciências, os tempos espaços, formais e não-formais, com o intuito de orientar a busca de aspectos sociais e pessoais dos estudantes, numa possibilidade de uma educação libertadora.
                                                                                                                              por Deovair César 


Nenhum comentário:

Postar um comentário