Há
um continuado desafio: fazermos a migração do esoterismo ao exoterismo. (Attico Chassot).
O
laboratório de Ciências da EMEF “Irmã Terezinha Godoy de Almeida” apresenta a todas as
comunidades, docente, social, e também interessados, a nova proposta de
trabalho. Trata-se do desenvolvimento pedagógico das práticas das Ciências na
perspectiva da Alfabetização Científica,
por meio da Pedagogia de Projetos. O
laboratório de Ciências abre suas portas aos docentes para a promoção da
interdisciplinaridade e da tradução das informações dos conteúdos básicos
curriculares na reconstrução de um conhecimento emancipador e inclusivo.
Para
Chassot (2003, pg.89), [...] o quanto são diferentes as múltiplas entradas do
mundo exterior na sala de aula; e a outra direção, o quanto a sala de aula se
exterioriza, atualmente, de uma maneira diferenciada.
Neste
sentido é importante repensar as disciplinas curriculares, sobretudo no ensino
de Ciências, os tempos espaços,
formais e não-formais, com o intuito de orientar a busca de aspectos sociais e
pessoais dos estudantes, numa possibilidade de uma educação libertadora.
por Deovair César
Nenhum comentário:
Postar um comentário