AULA
DE CAMPO – MUSEU SOLAR MONJARDIM.
No dia 28/10/14 os alunos dos 7º anos tiveram
uma aula diferente, foram a campo pesquisar e vivenciar o século XVIII no
Espírito Santo, por meio de uma visita de campo ao Museu Solar Monjardim,
localizado na Avenida Paulino Müller, s/nº,
bairro Jucutuquara, em Vitória/ES. Foram momentos de muita curiosidade e
descobertas tanto para os alunos, quanto para a equipe pedagógica que
acompanhou os alunos nesta trilha da história do Espírito Santo. Com esta
visita diz a professora Camila Aparecida Rosa foi possível trabalhar sobre o
tema: Capitania do Espírito Santo. Os objetivos planejados foram:
Ø Compreender as
principais características do sistema colonial com foco no estado do Espírito
Santo;
Ø Reconhecer as
principais atividades econômicas do período;
Ø Entender a
organização política e econômica no início da colonização;
Ø Perceber a
importância das revoluções do escravo de origem africana na produção açucareira
colonial;
Ø Compreender a
evolução do território e da sociedade capixaba.
Nesta visita os alunos puderam
visualizar documentos históricos como: Cartas de alforria e recibos
referentes ao aluguel de escravos, uma reprodução da Lei Áurea, assinada pela
Princesa Isabel, que extinguiu oficialmente a escravidão no Brasil em 1888 e peças que tratam sobre como se dava a escravidão
na Fazenda Jucutuquara, propriedade que deu origem ao Solar Monjardim.
Acompanhando esta visita tivemos a presença do
professor de Geografia, Marcelo de Medeiros Castro, que está fazendo especialização
em Geografia Regional, que fez um artigo sobre a aula da professora Camila
tendo como objeto de estudo a metodologia aula de campo e recurso didático
Trilha Interpretativa. Este estudo irá contribuir para o desenvolvimento desta
metodologia na escola.
A escola tem visualizado que aulas de campo têm
contribuído significativamente para o aprendizado dos alunos e tem como meta
para o ano de 2015 sistematizar tais aulas, investindo em estudo com os
professores e na efetivação dessa metodologia para que nosso foco o aluno possa
aprender de forma mais prazerosa e contextual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário