Seguidores

terça-feira, 18 de novembro de 2014

AULA DE CAMPO – MUSEU SOLAR MONJARDIM.


AULA DE CAMPO – MUSEU SOLAR MONJARDIM.

No dia 28/10/14 os alunos dos 7º anos tiveram uma aula diferente, foram a campo pesquisar e vivenciar o século XVIII no Espírito Santo, por meio de uma visita de campo ao Museu Solar Monjardim, localizado na Avenida Paulino Müller, s/nº, bairro Jucutuquara, em Vitória/ES. Foram momentos de muita curiosidade e descobertas tanto para os alunos, quanto para a equipe pedagógica que acompanhou os alunos nesta trilha da história do Espírito Santo. Com esta visita diz a professora Camila Aparecida Rosa foi possível trabalhar sobre o tema: Capitania do Espírito Santo. Os objetivos planejados  foram:

       Ø  Compreender as principais características do sistema colonial com foco no estado do Espírito Santo;
        Ø  Reconhecer as principais atividades econômicas do período;
        Ø  Entender a organização política e econômica no início da colonização;
       Ø  Perceber a importância das revoluções do escravo de origem africana na produção açucareira colonial;
        Ø  Compreender a evolução do território e da sociedade capixaba.









      
Nesta visita os alunos puderam visualizar documentos históricos como: Cartas de alforria  e recibos referentes ao aluguel de escravos, uma reprodução da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, que extinguiu oficialmente a escravidão no Brasil em 1888 e peças que tratam sobre como se dava a escravidão na Fazenda Jucutuquara, propriedade que deu origem ao Solar Monjardim.

Acompanhando esta visita tivemos a presença do professor de Geografia, Marcelo de Medeiros Castro, que está fazendo especialização em Geografia Regional, que fez um artigo sobre a aula da professora Camila tendo como objeto de estudo a metodologia aula de campo e recurso didático Trilha Interpretativa. Este estudo irá contribuir para o desenvolvimento desta metodologia na escola.

A escola tem visualizado que aulas de campo têm contribuído significativamente para o aprendizado dos alunos e tem como meta para o ano de 2015 sistematizar tais aulas, investindo em estudo com os professores e na efetivação dessa metodologia para que nosso foco o aluno possa aprender de forma mais prazerosa e contextual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário